A inocência se perdeu

Infância, a parte da nossa vida onde não precisamos nos preocupar com trabalho, dinheiro, trânsito, prazos, nosso único objetivo é brincar, ver quem é mais rápido no pega-pega ou quem consegue ser o último a ser achado no esconde-esconde. Não tínhamos celulares, todos os I's existentes, internet ou coisas relacionadas à tecnologia e mesmo assim éramos felizes. Mas atualmente as coisas mudaram e parece que vivemos em outro mundo, onde toda a inocência da criança foi perdida e eu me pergunto: o que aconteceu nesse meio tempo para que isso tenha mudado tão drasticamente?


Não podemos generalizar a perda da inocência, pois sei que ainda restam algumas que mantém a essência da infância, mas o que mais vemos são crianças namorando, ficando grávidas, se prostituindo, usando drogas, bebendo mais do que adultos e se preocupando em ter uma aparência que seja aceita pela sociedade. Basicamente, são pequenos protótipos de adultos, que querem pular uma etapa da vida e terem atitudes de 'gente grande' sem saber nem por onde começar.

E vamos jogar a culpa de tudo isso estar acontecendo em quem? Nos pais? Na mídia? Na tecnologia? É difícil de dizer onde a inocência se perdeu, mas temos que recuperá-la de alguma maneira. Está na hora de parar com essa mania de querer mudar o que é antigo porque as crianças de hoje podem se machucar ou ficar violentas; as deixem brincar, correr, se sujar, gritar, se divertirem. Que os pais contem histórias infantis sem mudar os seus finais, falem que o Caçador cortou a barriga do Lobo para tirar a Vovó de lá e que a Bruxa da Branca de Neve realmente caiu de um penhasco e morreu. Talvez na tentativa de camuflarmos as coisas ou com toda essa superproteção existente, fazemos com que toda a magia da infância se perca e as crianças a busquem em outros lugares.

Está na hora de lembrarmos que ouvimos histórias originais, que caímos de bicicleta e ralamos o joelho, que andávamos descalços sem usar sabonete antibacteriano e ainda assim nos tornamos pessoas normais e trazemos na memória lembranças de nossa infância que nos fazem querer voltar aquela época. Então, deixem as crianças serem crianças, para que quando elas forem realmente adultas, possam ter os mesmos sonhos que nós.

"A lembrança da infância é o único sonho real que nos resta na fase madura, os demais são meras utopias" (Autor desconhecido)

0 comentários:

Comente

Volver al inicio Volver arriba Penso, logo falo. Theme ligneous by pure-essence.net. Bloggerized by Chica Blogger.