O consumismo que nos consome

"O fim material de toda a atividade humana é o consumo"

Ao ler a frase de William Beveridge tive a reflexão de que, nos dias de hoje, nos encontramos em um ciclo vicioso de consumismo, onde trabalhamos arduamente durante todo o mês para recebermos as notas verdinhas e gastarmos com diversas coisas que, na maioria das vezes, nem necessitamos.

Com a facilidade de parcelamento oferecida atualmente, o consumismo deixou de ser algo somente de pessoas com grande porte financeiro que gastavam constantemente e sem pensar e passou a aparecer em todas as classes sociais. Entrar nas lojas e ouvir a famosa frase de vendedor 'parcelamos em 10x sem juros' é o que mais aguça o desejo de compra das classes mais baixas, a possibilidade de ter aquilo naquele instante, mesmo que não haja dinheiro é tentadora.


E cada dia que passa surgem novos motivos para praticarmos o consumismo constantemente. Um ótimo exemplo são os sites de compras coletivas que aparecem com promoções que duram, na maioria das vezes, apenas 24 horas. O curto espaço de tempo para comprar faz com que ajamos no impulso para não perder a grande oferta. 

Não que esses sites sejam ruins, muito pelo contrário, eu como consumidora em maior parte de produtos por compra coletiva, acredito que eles podem nos proporcionar oportunidades de fazer e ter coisas diferentes com um preço acessível. O grande problema são as pessoas que não são educadas a viver com a facilidade de compra e acabam sendo influenciadas muito facilmente.

O consumismo é algo presente em nossas vidas e não vai desaparecer. Então consuma, não passe vontade, mas sempre pense se aquilo é realmente necessário naquele momento. 

3 comentários:

Rafael Vieira Makarowits disse...
29 de novembro de 2011 às 15:02

Assino embaixo. Ainda mais com o advento da propaganda e do marketing, que existem justamente para cutucar essa ferida aberta que todos temos, e fazem isso cada dia melhor...

Raiza Oliveira disse...
29 de novembro de 2011 às 17:33

Maldita publicidade! hahahahaahah!

Adhemar Juan disse...
30 de novembro de 2011 às 16:00

Concordo plenamente.

Além da facilidade de parcelamento, o povo está com maior poder de compra de uns anos pra cá.

Mas com relação ao consumismo especificamente, acredito que seja um "mal" do capitalismo. Pois se for analisar bem, o mínimo necessário que precisamos para viver é um lugar para morar, alimentos e condições pra manter a higiene. O resto é luxo.

Adhemar Juan

Comente

Volver al inicio Volver arriba Penso, logo falo. Theme ligneous by pure-essence.net. Bloggerized by Chica Blogger.