Desafios de um estudante

Quando criança, tudo o que eu mais queria na vida era fazer dezoito anos pra finalmente conseguir minha liberdade, pois aí sim eu ia poder escolher e fazer o que achar melhor, sem pensar no que os outros estavam pensando e, finalmente, teria um emprego para sustentar todos os meus gastos e estudos. Independência era o sinônimo de maior idade, na minha cabeça. O que eu não levei em conta foi que: o mundo é feito por gente louca e contraditória. Você vai procurar um estágio e nas exigências está 'cursando ensino superior, inglês básico e com, no mínimo, um ano de experiência'. Agora me diz, como um estudante, com seus vinte e poucos anos, vai ter experiência de mais de um ano em uma área que ele acabou de começar a estudar?

De verdade, ainda não consegui entender o que passa na cabeça de um gerente quando vai listar o que procura em um profissional. Ou você é estudante, jovem e está atrás de aprendizado; ou você é um adulto, no fim da faculdade - ou cursando a pós- e está atrás de um emprego melhor. E nenhum desses dois se encaixam no perfil que a maioria das vagas de estágio pedem, pois uma pessoa com bastante experiência não vai aceitar um salário de R$700,00 normalmente, vão correr de um emprego com esse salário, isso sim. Já o estudante, que está a procura de qualquer-salário-que-ajude-a-pagar-a-faculdade, não consegue a vaga porque não tem experiência o suficiente, doido né?

Sim, entendo que hoje em dia fazer faculdade é a coisa mais comum que tem, e se você não o fizer já está excluído da vaga antes mesmo de saberem seu nome, e que, por isso, está tudo mais concorrido e mais difícil de escolher o candidato certo. Decidir qual profissional é o melhor pra sua empresa em poucas horas, realmente deve ser bem complicado, mas a pessoa que está julgando também tem que entender que o estudante provavelmente está nervoso e sem muita noção do que fazer, mas que, ao mesmo tempo, está com toda a disposição de ouvir e aprender tudo o que lhe será passado.



Não tenho as respostas certas pra esse problema, até porque eu sou um desses jovens que está a procura de estágio, que não tem experiência nenhuma na área e que tem uma vontade enorme de aprender tudo na prática, com alguns erros e puxadas de orelha mesmo, o bom é aprender errando. O jeito é continuar tentando, até encontrar uma empresa que arrisque contratar alguém inexperiente como você, mas que perceba o quanto você pode crescer e ser bom para ela, e ir guardando o máximo de aprendizado e dicas que colher nas entrevistas que passar. Sempre lembre-se que você já é diferenciado por estar cursando faculdade, e um sortudo por estar cursando algo que gosta, então o que vier pela frente só será lucro.

1 comentários:

Luana disse...
21 de março de 2012 às 11:38

Como sempre falou pouco , mas falou bonito ein prima .
E é bem isso que você escreveu mesmo , eu estou no Japão , mas sempre assisto as reportagens do Brasil , tá cheio de vagas por aí , mas pedindo pelo menos 1 ano de experiência , e francamente não entendo como eles querem alguém com expêriência se não dão oportunidade para as pessoas terem a tal experiência é complicado .

Comente

Volver al inicio Volver arriba Penso, logo falo. Theme ligneous by pure-essence.net. Bloggerized by Chica Blogger.