Respeito é bom e todos gostam

Respeito, algo que exigimos que os outros tenham conosco, mas nem sempre o exercemos. Respeito é algo que, mesmo que você tenha a melhor educação do mundo, você vai perder se ele não existir no coletivo. Respeito vem de casa, vem de berço, algo que se não tivermos com os nossos pais, não teremos com mais ninguém e não aprenderemos depois de 'crescidinhos'.

Quando falo de respeito, não é só aquela coisa de respeitar os mais velhos, pessoas diferentes de nós, ser educado com os semelhantes e falar 'por favor' e 'obrigado'. Vamos além do respeito clichê que todos consideram o principal, vamos falar das coisas mais simples que são esquecidas, passando por recolher as necessidades que seu lindo cachorrinho faz na rua, até pedir desculpas se você pisou no pé do outro.

Não me entendam errado, não estou falando que os 'valores' de respeito que são mais prezados no geral sejam errados ou não tenham o valor que lhes são atribuídos, mas quero por em questão que os menores gestos fazem um grande diferença, mesmo que não percebemos. Tenho como exemplo as minhas idas ao trabalho com transporte público, onde eu sempre fazia questão de dar passagem aos outros, ser educada  e aguentar as pessoas estressadas e de mau homor sem ser grossa, porém com o tempo fui perdendo a vontade de ter a educação que não é recíproca, principalmente com gente que não sabe respeitar espaço do outro.

Com isso,  retomo o início do texto dizendo que respeito depende da coletividade, pois todos, isso mesmo TODOS nós só teremos respeito com o próximo, se o mesmo tiver conosco. Então, repense os seus atos, pense no que eles podem afetar mesmo sendo mínimos. Respeite o banco preferencial no transporte, fique a direita na escada rolante do metrô, de passagem para pessoas que estão com pressa (tanto a pé quanto de carro), ajude alguém que necessita a atravessar a rua, enfim, faça pequenos gestos que podem fazer a diferença, e quem sabe assim, nós conseguiremos fazer do mundo um lugar melhor.

0 comentários:

Comente

Volver al inicio Volver arriba Penso, logo falo. Theme ligneous by pure-essence.net. Bloggerized by Chica Blogger.