O exercício da paciência

Esperar por algo ou alguém é sempre, por menor que seja o tempo, inquietamente desagradável. Ainda que aguardar e ter paciência sejam conselhos sábios a se dar, colocar em mente que precisamos de um determinado tempo para que coisas aconteçam ou pessoas se aproximem/cheguem, é deveras desesperador. E isso só piorou ao longo dos anos. Antes era comum esperar horas na fila de um banco até que o dinheiro a ser guardado ou retirado fosse contado, ma-nu-al-men-te. Era comum esperar 10 (mais?) minutos para se abrir uma simples página da internet, e nela navegar com toda (ou não) paciência do mundo. E esperar pela telefonista para que ela transferisse sua voz para a voz de quem se quer ouvir? Mas assim, o fazíamos. Pois era o que tinha pro momento e vivíamos tranquilamente bem.
Hoje não suportamos esperar um segundo a mais pela página da internet abrir. Bufamos na fila do banco e no trânsito viramos monstros da impaciência e falta de educação, só pra chegar “lá” logo. E em aspectos mais profundos, que competem ao futuro? Como aguardar por uma resposta da entrevista de emprego, ou de um pedido de namoro; ou ainda esperar a idade para dirigir, aguardar o famoso “momento certo” para abrir o próprio negócio ou conseguir a casa própria. A paciência consiste em tolerar erros e atravessar adversidades de maneira a confiar em um amanhã melhor. Ser paciente é ter auto-controle, respeitar o tempo, acreditar nas ações do hoje para que o 'daqui a pouco' seja bom, e se não for, que se tenha sabedoria para administrar as emoções e persistir. E o mais incrível: não é preciso mágica tampouco Yoga pra adquirir essa tal paciência.

Os frutos só ficam maduros depois de um período de chuvas, sol e paciência. A criança só nasce após um período de espera, para sua completa formação. O estudante só é aprovado após um período de estudos... e espera. A vida é curta demais pra vivermos na correria. Não se trata de querer, por este motivo, fazer tudo que possível para alcançar o objetivo em dias e voilà! Muito menos de sentar e esperar por uma solução que caia do céu: Equilibre. Qual valor será dado se a meta facilmente for atingida? Aí é que está: essa tal paciência permite gozar os momentos da vida com intensidade, pois a ela é atribuído um valor que a rapidez e ansiedade não oferecem. A paciência é uma virtude, diria até um ato de heroísmo. Não é fácil tê-la, controlá-la, praticá-la. E bem aventurados os que a exercem.
"A paciência serve de proteção contra injustiças como as roupas contra o frio. Se você veste mais roupas com o aumento do frio, este não terá nenhum poder para feri-lo. De forma idêntica você deve crescer em paciência quando se encontra em grandes dificuldades e elas serão impotentes para atormentar a sua mente." (Leonardo da Vinci)

1 comentários:

Lindomar disse...
27 de janeiro de 2012 às 17:38

To me tornando fã hein?!?!rsrs......
Adorei a frase "A paciência é uma virtude, diria até um ato de HEROÍSMO". Estou precisando de umas doses dessse heroísmo,rs.
E a Frase do Leonardo Da Vinci to copiando.

Comente

Volver al inicio Volver arriba Penso, logo falo. Theme ligneous by pure-essence.net. Bloggerized by Chica Blogger.