Sobre tatuagens

Sei que é estranho (pelo menos pra mim) falar sobre preconceito com pessoas que tem tatuagem em pleno século XXI. Nunca passei por nada parecido até hoje, claro que em conversas sobre emprego sempre havia a frase 'não dá pra ter uma tatuagem na mão ou no pescoço, nem aquele desenho de caveira em local visível porque não vou conseguir um emprego'. Porém, eu realmente não acreditava que isso poderia ser verdade em certas profissões, é verdade que na área da saúde ou advocacia algumas pessoas podem achar estranho uma tatuagem nas mãos, mas mesmo assim eu acho que é só uma questão de costume. O que tem de mal em você demonstrar sua arte? 

Como disse, achava remota a possibilidade de preconceito em relação a isso hoje em dia, mas andei conversando com alguns amigos, lendo sobre pessoas que já sofreram preconceito e reparando que no meu ambiente de trabalho não existem pessoas com tatuagens visíveis. Foi então que comecei ter a preocupação de pensar no que os outros vão achar dos meus desenhos, se eles vão me tratar diferente por eu expor algo que acho bonito,  se vão me marginalizar por eu ser diferente. É um sentimento muito estranho, tenho que confessar, e se preocupar com o emprego por causa disso é mais estranho ainda.

Não vejo a tatuagem como um simples desenho feito no corpo, é algo além disso, é uma forma de expressar o que sinto, de deixar marcado na minha pele o que foi importante na minha vida. Não sei se você, que não tem tatuagem, vai conseguir entender o que eu estou dizendo, mas é um sentimento que só um tatuado (ou alguém que queira muito fazer sua primeira tatuagem) sabe. Será mesmo que só por termos desenhos no corpo, somos mais revoltados com o mundo? Só por causa de uma tatuagem devemos ser considerados um "perigo" para a sociedade? Ou até mesmo que somos menos competentes do que os não tatuados? Não há motivos para esse tipo de preconceito (com tipo nenhum de preconceito, alias), mas sei que ainda falta muito para a população toda evoluir, começar a pensar nos defeitos verdadeiros da pessoa, julgar pelos atos e não pela aparência. A unica coisa que tenho certeza é que o preconceito aumenta quando você começa a dar um valor grande demais para a opinião dos outros. E o que nos resta fazer é demonstrar que somos iguais a todos os outros, e quem sabe um dia essa besteira de preconceito com o diferente acabará.


"Viver e deixar viver deveria ser um mantra no século XXI, porque preconceito e elegância são coisas diametralmente opostas. Algumas tattoos são obras de arte. Desejo ardentemente que, num futuro bem breve, aceitemos a maneira individual pela qual todos se expressam sem pré-julgamentos e preconceitos também!" (Célia Leão - Consultora de empresas na área de Etiqueta Empresarial e Marketing Pessoal para o livro 'Tattoo Your Soul')

1 comentários:

Anônimo disse...
26 de setembro de 2012 às 11:44

Seu texto caiu pra mim como uma luva. Acabei de fazer uma tatuagem no braço e ando ouvindo muitos absurdos da minha família, eles me tratam como se a tatuagem tivesse mudado minha personalidade. É um preconceito infundado, com argumentos infundados. E a sua frase "o preconceito aumenta quando você começa a dar um valor grande demais para a opinião dos outros" eu vou levar pra vida. Muito obrigada!

Ana

Comente

Volver al inicio Volver arriba Penso, logo falo. Theme ligneous by pure-essence.net. Bloggerized by Chica Blogger.