Ousar

No último final de semana, viajei pro interior com amigos pra um acampamento. Desde o momento que saímos de São Paulo, até a volta, o tema e aprendizado geral foi: OUSAR. Com essa palavra, geralmente já imaginamos que se trata de tomar atitudes impensadas, e até mesmo inconsequentes em busca de algo que consideramos importante. Mas na prática, depois de aventuras inesperadas e surpresas agradáveis na viagem, percebi e entendi que a ousadia é algo que vai muito além disso.

No dicionário, encontramos que ousar é, além de verbo transitivo, é "tentar, empreender com coragem, com audácia; Atrever-se, ter o desplante de". Sabemos que ousar é dar um passo no escuro, rumo ao desconhecido, e com isso geralmente carrega consigo o kit medo e dúvida. Nos sentimos sempre muito confortáveis na situação que estamos, seja ela boa ou até ruim. Pensar em ousar de alguma forma, causa espanto e insegurança. Mas esquecemos que, mesmo quando tentamos acertar, a possibilidade de errar nunca é descartada. Então, por que não apostar no novo?

Ficamos estagnados com um determinado status, ou situação, e simplesmente aceitamos passivamente o que nos acontece. Não temos coragem de mover uma palha para mudar, justamente por que essa tentativa pode dar errado. Perdemos momentos ou pessoas que precisam e esperam atitudes novas e de coragem, e com isso, em nada agregamos ou fazemos a diferença à esses momentos e principalmente à nós mesmos. Vale ressaltar que em nada se assemelha ser ousado e ser irresponsável. A ousadia está atrelada à inteligência, e não se define por decisões imediatas e insensatas: pelo contrário.

Se soubéssemos que a ousadia, levada à sua devida proporção, pode nos oferecer muita experiência, e ao seu lado sabedoria, e que coragem é exatamente ter medo, mas enfrentá-lo mesmo assim.. Ousar não significa ter certeza de obter sucesso. É uma aposta sem garantias que nos desprende de paradigmas que não queremos quebrar por comodismo. Cabe a cada um mensurar o quanto se deve e quer ousar, para que apenas essa atitude seja benéfica e não frustre expectativas, ainda que não resulte no que é aguardado.

Uma frase do lendário Chaplin resume: "Perca com classe, vença com ousadia, por que o mundo pertence a quem se atreve."

0 comentários:

Comente

Volver al inicio Volver arriba Penso, logo falo. Theme ligneous by pure-essence.net. Bloggerized by Chica Blogger.