Uma nova chance

Segunda-feira, dia de volta ao trabalho. Dia perfeito para o ônibus passar 10 minutos mais tarde do horário de sempre, me atrasando. Mesmo dia também que a  moça que faz a limpeza usualmente na empresa precisou ir ao médico, e seria assim substituída por outra pessoa. Diretamente do Grajaú (pra quem não conhece, é um longíquo bairro de São Paulo) uma senhora de uns 55 anos aproximadamente, tímida e muito, mas MUITO humilde, chegou mais cedo que eu - que abro a empresa antes das 7h e moro a 20min. Perguntei o nome dela e inaudívelmente ela me respondeu, sorrindo. Se chamava Elizelba, só descobri depois. Mas mais surpreendente ainda foi o que eu descobriria mais tarde.

Clique pra ampliar
Na hora do almoço, me sentei à mesa da cozinha sozinha pra comer, como de costume. Elizelba, sorrateiramente, senta-se à minha frente, e começa a falar comigo. Sobre qualquer coisa. Até chegar em um assunto muito interessante: me contando sobre seus trabalhos de limpeza anteriores, ela me disse que achou fácil ter vindo do Grajaú para a empresa por já ter trabalhado no Aeroporto de CGH, logo em frente, e começou a me contar de um "mero episódio" enquanto ali estava. Acredito que ela era de uma empresa de limpeza que prestava serviços para a TAM. Certo dia, em um dos prédios da companhia aerea, ela recebeu uma chamada no seu rádio com um pedido para que limpasse uma aeronave no aeroporto. Ela foi. Minutos depois, um barulho ensurdecedor e muitos gritos. Elizelba  acabara de sair do prédio que caiu o Airbus A320, acidente que tomou proporções internacionais, um dos piores já vistos. Por minutos, ela seria a 200ª vítima do acidente.

A foto mostra mais ou menos o ângulo que Elizelba acompanhou tudo, a olho nu, adicionando o fato de ver sua amiga de trabalho  em desespero na janela do prédio em chamas, que sem socorro, se jogou pela janela, como tantos outros.

Relatei isso aqui porque ainda me impressiono todos os dias quando passo em frente ao local do acidente. Me impressiono mais ainda em lembrar das imagens, e por ter me colocado no lugar dela. A vida pode oferecer uma nova chance, mas nunca poderemos contar com ela. Aproveitemos o máximo tudo o que vier, seja amor, ou seja dor, agradecendo sempre pelo simples fato de estarmos vivos. 

0 comentários:

Comente

Volver al inicio Volver arriba Penso, logo falo. Theme ligneous by pure-essence.net. Bloggerized by Chica Blogger.